Cátia Raquel Gonçalves Enfermeira e CAM pela UNIEF/OMS
Já ouviste falar de conchas de prata na amamentação?
Conchas de prata, mais conhecidas por mamilos de prata ou, em alternativa, discos de amamentação de prata, são protetores de mamilos que têm vindo a ganhar espaço no mundo da maternidade como acessório útil para quem amamenta, pois prometem ajudar a tratar feridas nos mamilos, como gretas ou fissuras, mais rapidamente.
Mas, afinal: o que são conchas de prata?
Como o próprio nome indica, são conchas de formato arredondado, leves e indolores, fabricadas em prata 925 (a mais pura e viável que existe!) com propriedades naturais antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias. O seu formato original respeita a forma anatómica da aréola e do mamilo de qualquer mulher, sem o achar ou criar desconforto (até mesmo nas peles mais sensíveis).
Para que servem as conchas de prata?
As conchas de prata são um acessório que, em primeira linha, isolam e protegem o mamilo do contacto direto com a roupa que normalmente provoca atrito (logo, promovem a cicatrização), e em segunda linha impedem o crescimento de microrganismos oportunistas nos mamilos pelas suas tais propriedades especiais.
Como se utilizam as conchas de prata?
As conchas de prata são colocadas sob os mamilos como se fossem ventosas e usadas dentro do sutiã somente durante o dia, ou seja, o seu uso é contínuo com exceção dos períodos de amamentação ou períodos noturnos. Por serem consideradas um dispositivo médico de classe 1 devem ser colocadas nos mamilos apenas com algumas gotas de leite materno, estando totalmente desaconselhado o uso de pomadas ou qualquer outro tipo de substâncias por comprometer a sua eficácia!
Quais os benefícios das conchas de prata?
A principal função das conchas de prata é o seu maior benefício, ou seja, garantir proteção para os mamilos com melhoria rápida e significativa das gretas e/ou fissuras. São intransmissíveis na sua utilização, mas podem ser usadas indefinidamente, e sem limite no número de aplicações, desde que não entrem em contacto com outros produtos de tratamento para mamilos.
As conchas de prata ajudam, portanto, a evitar feridas e inflamações nos mamilos na amamentação.
Onde se podem comprar conchas de prata?
As conchas de prata originais e patenteadas da marca mais conhecida e vendida no mundo inteiro (dentro da sua categoria) são as Silverette fabricadas em Itália, mas podes encontrá-las em Portugal através de vários revendedores.
Será que prevenir é melhor do que remediar?
Bem, as conchas de prata podem ser usadas como recurso preventivo quando existe um aumento da sensibilidade ou como tratamento adicional no caso de já existirem alterações mamárias.
Se é um acessório a incluir na lista de enxoval de amamentação? Depende! A minha recomendação, embora segura e eficaz, não é universal para todas as mulheres que amamentam: as conchas de prata são um “acessório” e não tratam gretas nem fissuras se não identificarmos em primeiro lugar a origem do problema (muitas vezes, uma má posição ao amamentar – verifica aqui como fazer uma pega correta na amamentação).
Em suma, as conchas de prata ajudam a evitar feridas nos mamilos, mas para além disso existem outros cuidados que devem ser tidos para garantir que tudo corre bem na amamentação. A posição em que o bebé mama é um exemplo disso. Podes verificar aqui 8 posições para o bebé mamar. Informa-te também sobre bloqueio dos ductos e o que podes fazer para ficar bem.
Agora que ficaste a conhecer as conchas de prata só falta experimentar!
- Amamentação
Como amamentar bebés prematuros?
A Dra. Cegonha ensina-te alguns truques que têm sido desenvolvidos pelos especialistas
Saber mais8 posições para o bebé mamar
Será que sabes todas as posições que podem ajudar a facilitar a amamentação para ti e para o teu bebé?
Saber maisAmamentação: como fazer um desmame gentil?
Estás a pensar deixar de amamentar o teu bebé? Descobre com este artigo como fazer um desmame gentil!
Saber mais8 desvantagens do biberão
O biberão é bastante utilizado para alimentar o bebé. Mas que desvantagens traz?
Saber mais